• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • SAIBA UM POUCO SOBRE O COLESTEROL

    30/07/2006 por Marcia

    O QUE É COLESTEROL ? O colesterol esta presente apenas em tecidos de origem animal, e pertence ao grupo dos lipídeos (gorduras). Costuma ser condenado como um dos principais agentes danosos à saúde do coração. Contudo, o colesterol é um nutriente importante para o organismo, somente trazendo riscos, quando consumido em grande quantidade ou quando existe um fator de risco genético. O colesterol é estocado no fígado, por ser insolúvel no sangue, necessita estar ligado á algumas proteínas, dando origem às lipoproteínas.

    COLESTEROL X DOENÇAS CARDIOVASCULARES O colesterol pode se depositar nas artérias e formar placas de gordura "cimentando-as" parcialmente e as deixando mais estreitas (estenose), o que impede a boa circulação do sangue. O acúmulo de colesterol também pode causar o entupimento das artérias. Se uma artéria ficar entupida pode causar um ataque do coração. Se uma veia do cérebro entupir a pessoa pode vir a ter um derrame.

    ALIMENTO RICO EM COLESTEROL EVITE SEU CONSUMO EXAGERADO Carnes gordas; Bacon, toucinho; Gema de ovo; Produtos embutidos (salsicha, lingüiça); Leite integral; Queijos amarelos, como queijo prato, queijo mussarela, parmesão; Manteiga, banha, creme de leite;Frutos do mar como camarão, lagosta, lagostim, siri, caranguejo;Alimentos fritos e Doces. Evite as gorduras facilmente oxidáveis, como óleos de milho, açafrão e girassol.

    DICAS DE COMO DIMINUIR AS TAXAS DE COLESTEROL SANGUINEO Consuma aveia, pois é rica em fibra solúvel, Consumir alimentos ricos em fibras, como: verduras e legumes crus, Retirar a gordura aparente das carnes, pele de aves, Diminuir a ingestão de óleos, frituras e alimentos gordurosos, Dar preferências a alimentos light, queijos brancos e produtos desnatados, Como frutas e vegetais ricos em vitamina C (laranja, maracujá, morango, limão,...) e beta caroteno (cenoura, mamão,...); Germe de Trigo, rico em vitamina E; Sardinha, Cavalinha, Salmão, Atum, e outros peixes gordos. Gorduras monoinsaturadas: azeite de oliva, abacate, ...