• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Qual É A Importância do Aprendizado de Informática Básica Para A Pessoa Com Deficiência Visual?

    14/07/2019 por

    Qual é a importância do aprendizado de informática básica para a pessoa com deficiência visual?

    Você conhece pessoas com deficiência visual que gostariam de adquirir habilidades para manusear o teclado do computador, de forma correta, na digitação de suas mensagens?

    Você conhece pessoas com deficiência visual que desejam, pesquisar receitas de bolos e escolher produtos corretamente pela internet, ou outros assuntos de interesse?

    Você conhece pessoas com deficiência visual que gostariam de saber manusear a tecnologia de forma correta?

    Aprender os conhecimentos básicos em informática é fundamental para qualquer um, já que a tecnologia está bastante presente em nosso dia-a-dia. Hoje, é possível fazer quase tudo através de um computador e, quem não sabe nem como acessar a internet – porque, acredite, tem gente que ainda não sabe – com certeza ficará para trás. Conhecer o computador e seu sistema operacional, desde ligar e criar pastas na área de trabalho até às funções um pouco mais complexas; aprender a digitar de forma correta e, aos poucos, de forma mais ágil; acessar a internet; conhecer e utilizar o Word, são alguns dos assuntos que são abordados num curso de informática básica e são de extrema importância para dar o pontapé inicial nesse universo da informação e tecnologia. O fato é que muita gente sabe como manusear um computador, já que segundo uma pesquisa feita pelo Ibope em dezembro de 2012, existem 94,2 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores no Brasil e, por existir tanta gente assim é que o mercado está carente de profissionais que saibam mais que os demais. Ou seja, saber mais, nunca é demais! Todos nós sabemos que a tecnologia está presenta de forma muito intensa em nosso dia a dia, sendo assim todos estamos sujeitos a ter contato com algum tipo de tecnologias nos dias de hoje. O requisito fundamental para o domínio da tecnologia, é a aplicação dos conhecimentos básicos de informática. Sendo assim, a ADEVEB (Associação dos Deficientes Visuais Evangélicos do Brasil) gostaria de convidá-los para inscrição e participação, em nosso curso básico de informática, a ser ministrado pela nossa professora Márcia, em nossa sala de aula, localizada na Rua Agostinho Gomes, 2235, no Ipiranga. No momento, dispomos dos seguintes cursos:

    1. Digitação Neste curso, você irá aprender as técnicas para se redigir corretamente, a postura correta do corpo e dos pulsos ante ao teclado. Tendo em vista a necessidade de se redigir corretamente, este curso traz uma inovação para o aluno que quer aprender os melhores métodos de digitação.

    2. Introdução à Informática – Neste curso, serão tratadas as noções básicas de Windows e Virtual Vision que é um aplicativo que traz uma das soluções para que pessoas com deficiência visual possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz. O Virtual Vision "varre" os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

    3. Word O curso de Word, permite que o usuário crie documentos e altere fonte, cor, margem, entre muitas outras funcionalidades. Não basta apenas saber digitar. Formatar um texto para que ele fique de acordo com as necessidades do projeto é importante para que o aluno se destaque no uso da ferramenta. O Word proporciona ao usuário o pleno controle de seu texto.

    Façam suas inscrições, pelo telefone 2068-2100 (deixe seu recado e retornaremos a seguir). Informamos que as turmas são no máximo de 3 alunos para melhor aproveitamento do curso.