• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • LEITOR DE TELAS

    16/08/2007 por Marcia

    Portadores de deficiência visual terão software leitor de telas Terça-feira, 14 de Agosto de 2007, 19h19

    Portadores de deficiência visual terão acesso a um software leitor de telas desenvolvido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A ferramenta foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, nesta terça-feira (14/8).

    "Os recursos do Funttel devem ser direcionados a projetos realmente importantes, como é o caso do leitor de telas. Trata-se de uma grande conquista para pessoas cegas ou com baixa visão", afirmou Hélio Costa.

    O software, que já está sendo utilizado nos telecentros do Parapan, permite a narração automática dos textos e ações dos usuários. O objetivo do Ministério das Comunicações é utilizá-lo em todos os seus programas de inclusão digital, além de disponibilizar a ferramenta para outras ações do governo federal. Para que todos os telecentros tenham acesso, a idéia é desenvolver também uma versão em software livre.

    De acordo com Hélio Malavazi, diretor de tecnologia de serviços do CPqD, o investimento total no projeto foi de R$ 5 milhões. O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado mesmo em computadores bem simples, com processador de 500 MHz, Windows 2000 ou XP, memória de 250 MB e mínimo de 30 MB de disco livre para instalação.

    A previsão é que o software esteja disponível para download, na página do ministério, até o fim deste mês. O programa também poderá ser encontrado nos portais do CPqD e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

    Outra medida adotada recentemente pelo Ministério das Comunicações será instalação, utilizando recursos do Fust, de linhas de telefones especiais em mais de mil instituições de assistência aos deficientes auditivos e visuais. Da Redação Banco Bradesco S.A. 4253/Departamento de Desenvolvimento de Sistemas 4253/447 - Grupo 47 - Negócios/Segmentação Cássio dos Santos Tel.: (+5511) 4197-2211 - Fax: (11) 4197-2669 Fax: (011) 4197-2560 Ramal: 2-2211