• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • CARTAS VIVAS

    23/08/2009 por Marcia

    CARTAS VIVAS

    • Tema: Somos Cartas Escritas por Cristo

    • Passagem bíblica: 2Co cap.3, vers.2-3

    • Objetivo: Fazer uma reflexão a respeito de quem somos e de que devemos ser exemplos a serem seguidos.

    • Introdução ao assunto: Ao longo da história, a escrita tem tido um papel fundamental para a humanidade. Através da escrita pôde-se documentar toda uma história com suas descobertas, progressos e fracassos científicos, culturais, sociais, geográficos, morais, etc. Importantes acontecimentos não se perderam na mão do tempo graças a escrita. As memórias de sentimentos e emoções, das histórias de amor e de guerras, foram eternizadas por meio de desenhos e da escrita em pedras, rochas, cavernas, cartas, livros, documentos oficiais. Deus, o Criador dos céus e da terra, também lançou mão deste recurso para que a humanidade pudesse, em todas as épocas, preservar os feitos e os gestos de amor de um Pai amoroso e cuidadoso que sempre esteve, está e estará velando por nós.

    • Desenvolvimento:

    • -- Quem aqui gosta de escrever?

    • -- Quem já escreveu ou recebeu uma carta?

    • -- Quais as características de uma carta?

    • A definição de carta, segundo o Minidicionário Escolar Michaelis, é um escrito fechado em envelope que se dirige a alguém. Em uma carta podemos expressar opiniões, sentimentos, desejos, pensamentos. Podemos elaborar um plano, definir estratégias, narrar acontecimentos. Podemos ainda compartilhar sonhos, projetos, contar segredos, fazer confissões, estreitar relações, ensinar, instruir, orientar. Mas, se contudo não a endereçarmos a alguém, ela perderá a razão de ser. Uma carta escrita e guardada para nós mesmos, não desempenha sua função principal que é a de comunicar algo a alguém. Quando escrevemos uma carta o fazemos com um determinado objetivo que queremos alcançar junto a alguém que nos é precioso, caro ou que pelo menos mantemos algum tipo de relacionamento. • Ao enviarmos uma carta, devemos identificá-la com dados pessoais do emissor e do receptor a fim de garantirmos que a mesma chegue ao seu destino e tenha validade por poder ser identificada a sua procedência. Se for uma carta oficial, deve constar um símbolo, um logotipo. O selo (marca • usada para identificar a assinatura de um indivíduo ou autenticar os escritos emitidos por ele), garante a autenticidade e a procedência da carta. • A carta é, sem dúvida, um instrumento importantíssimo de comunicação entre as pessoas, os povos, as nações. É uma forma de preservação de idéias, conceitos, ensinos, modos de vida. Talvez por todas estas razões, o apóstolo Paulo tenha usado a figura da carta para definir aquilo que o cristão é no mundo em meio à humanidade (2 Co 3.2-3 – NTLH). Ele diz que o próprio Jesus Cristo escreve em nossos corações, através do Espírito Santo, a sua Palavra, fazendo conosco uma aliança, imprimindo em nós o seu caráter, tornando-nos uma nova pessoa com valores eternos e nos identifica com um selo que é o próprio Espírito Santo (Ef 1.13 – RA). • Paulo afirma que nós devemos ser lidos pelas outras pessoas. Somos enviados à humanidade para que ela aprenda conosco as verdades divinas. Nós, enquanto cartas escritas por Jesus através do Espírito Santo, devemos guardar (fechar) em nossos corações a Palavra de Deus e abri-los às outras pessoas, falando de Cristo que é a própria Palavra “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.” (João 1:1 – NTLH) Qualquer pessoa ao nos ler, deverá encontrar palavras da vida eterna, ser ensinada, orientada, encaminhada a Cristo. Devemos, portanto, ter consciência do papel que desempenhamos no mundo. A humanidade deve ver em nós o resultado do projeto de Deus, do seu plano de salvação. Nossos atos, palavras, sentimentos, comportamentos, devem expressar a beleza, o amor, a confiança, a paz, a amizade de Deus pelo homem. Não podemos, portanto, fugir da responsabilidade que temos diante de Deus, da humanidade e de nós mesmos de servirmos como espelhos, de exemplos a serem seguidos. É muito fácil e cômodo dizermos para os outros não olharem para nós por sermos falhos. Mas não é isto que Cristo espera de nós. Apesar de toda nossa fragilidade e imperfeição, Cristo continua escrevendo em nós, imprimindo o seu caráter. E quanto mais nós nos deixarmos escrever pelo Espírito Santo que nos ensina todas as coisas (Lc 12.12; Jô 14.26 – RA), mais parecidos ficaremos com aquele que imitamos, que desejamos nos assemelhar. A exemplo de Paulo, precisamos ter um comportamento digno de ser seguido e imitado (1 Co 11.1; 2 Ts 3.9).

    • Conclusão:

    • Jesus Cristo deseja escrever nas taboas de nosso coração a sua vontade, a sua nova aliança conosco a fim de que sejamos feitos filhos de Deus e façamos mais discípulos dentre a humanidade através do nosso exemplo. Somos, portanto, cartas vivas que devem ser lidas, embaixadores do céu que representem os interesses de Deus (2 Co 5.20 – RA). O grande segredo para conseguirmos ser exemplo dos fiéis na terra está descrito por Paulo em Ef 5.1 que diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” (RA).