• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • PALESTRA SOBRE POSTURA PROFISSIONAL

    28/08/2010 por Marcia

    Expectativa: bate-papo sobre postura profissional - atitudes, comportamentos esperados de alguém que é contratado por uma organização. 20 minutos palestra e 20 minutos de dúvidas e curiosidades

    Profissional - o que significa a expressão "mercado de trabalho" - pressupõe uma troca - a empresa tem objetivos que, em geral, não consegue cumprir sozinha. Logo, precisa de pessoas com determinadas características para cumprir determinada função. - as pessoas precisam de sustento e, portanto, vendem seu tempo e seu talento às organizações. Desta confluência de objetivos e necessidades, nasce o mercado de trabalho. Neste mercado, tempo e habilidades/competências são negociados Dizer que você é um profissional significa dizer que você tem determinadas habilidades/competências e que está disposto a "vendê-las". Trate bem o cliente!

    Entrevista: postura adequada começa na entrevista. Na entrevista que se esboça o "contrato de trabalho" que será firmado. Se você não concorda com a missão da empresa, seus valores, não gostou da postura profissional do contratante, não se sentiu respeitado, etc, não fará um bom acordo.

    CONSELHOS/BOAS PRÁTICAS - aparência pessoal: parece óbvio, mas vale ressaltar. É importante vestir-se adequadamente, fazer a barba, passar desodorante, etc - disponibilidade (horários): seu chefe precisa saber que pode contar com você, que você é responsável. Se o contrato de trabalho requer horas vendidas ao empregador, você deve, sim, satisfação a ele sobre o tempo que passará à sua disposição. Todos têm exceções. Procure jamais faltar. Quando faltar, avise com antecedência. Se for um imprevisto, tome o cuidado de avisar e comprovar o ocorrido ainda assim. - estar no trabalho, de fato. Cuidado com o telefone ou qualquer outro passatempo que possa ser utilizado para assuntos pessoais. Use-os com cautela e equilíbrio. - integridade: usar recursos da empresa em causa própria: importante saber separar e ser justo com a empresa, ainda que ninguém esteja vendo. - relacionamento com colegas/superiores: CLIMA Cumprimente a todos, fale bom dia, aproveite para mostrar que tem uma energia que vem de dentro, trate a todos com respeito, interesse. Quando for trabalhar em equipe, dê espaço ao outro, procure ouvir a todos e procurar conciliação sempre. - hierarquia e controles: é preciso habituar-se a atender aos controles e submeter-se à hierarquia. Rebeldia nunca é bem vista na empresa. É possível ter sua opinião, discordar, mas ainda assim respeitar a hierarquia.

    - entenda bem sua missão/contexto da tarefa: a qualidade do que você vai entregar e o quanto de você vai estar naquilo depende diretamente de entender o que foi pedido. Isso pressupõe pensar com a cabeça do chefe/cliente, entender qual sua expectativa e gerenciá-la. - gerencie a expectativa do seu chefe: não vá embora sem dar um status dos temas sob sua responsabilidade. Perceba sua ansiedade e procure diminui-la sempre que possível. - surpreenda seu chefe: entregue mais e melhor do que foi proposto. Tente antecipar-se a ele. Seja pró-ativo! Seja criativo! - a satisfação do trabalho bem feito: talvez este seja o grande reconhecimento. A satisfação que Deus teve no 7º dia. - postura colaborativa: seja desprendido, não se agarre ao que sabe. Compartilhe conhecimento. Assim se constrói liderança hoje em dia. E liderança vale mais do que conhecimento técnico. E isso é percebido facilmente! - postura, afirmação das idéias e pontos de vista: tenha uma opinião e a coloque com segurança mas com sabedoria, na hora certa, sem comprar brigas desnecessárias - transparência, honestidade: diga as coisas sem ter medo.

    - atividades VS resultados: muito importante! Hoje em dia não importa mais estar ali, ocupado, trabalhando. Importa mais os resultados que você obteve e a comunicação deles.

    Observação: não somos perfeitos. Mas a regularidade nos comportamentos é que evidenciam suas características

    A postura que você terá no emprego tem muito a ver com o significado que você dá para ele. Importância de entender bem a empresa, seu papel, sua função, sua missão e dar um significado, ainda que provisório, a tudo isso. Você tem de buscar uma inspiração, lembrar-se todo dia do por quê está indo ao trabalho; revisitar seus objetivos.