• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Estudo Sobre A Parábola do Tesouro No Céu

    29/07/2016 por

    Parábola do tesouro no céu: Mateus 6.19-24

    Aprendendo com Jesus a priorizar as coisas espirituais, pois estas são eternas.

    Texto: Mateus 6.19-24 19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

    Introdução:  Uma pequena parábola, ligada ao tema das posses. Em contraste com as preocupações materiais que ocupam nossa atenção a maior parte do tempo, Jesus convida seus discípulos a colocar Deus em primeiro lugar, dando prioridade àquilo que é eterno e também confiando que nosso Pai celestial supra nossas necessidades materiais aqui na terra.

    Jesus convida seus discípulos a colocar Deus em primeiro lugar, dando prioridade àquilo que é eterno.

    Na terra, ou no céu, onde está o teu tesouro?

    Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores em três dimensões de nossas vidas:

    Primeira dimensão: Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores na dimensão de nosso patrimônio material (v. 19-21)

    O problema é o acumulo e a devoção às riquezas. A exortação é para não acumularmos e não nos submetermos às riquezas terrenas, pois os tesouros terrenos podem ser atacados. O princípio que Jesus ensina é que a dedicação às riquezas terrenas nos impede de acumular bens espirituais.

    Jesus convida seus discípulos a colocar Deus em primeiro lugar, dando prioridade àquilo que é eterno.

    Na terra, ou no céu, onde está o teu tesouro?

    Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores em três dimensões de nossas vidas:

    Segunda dimensão: Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores na dimensão naquilo que chama a nossa atenção (v.22-23)

    O problema é a visão incorreta dos valores da vida. A exortação é para termos cuidado com aquilo em que repousamos os nossos olhos, pois eles são a entrada por onde passam as imagens da vida. O princípio que Jesus ensina é que toda nossa vida será determinada pela espécie de “luz” que os nossos “olhos” contemplam.

    Jesus convida seus discípulos a colocar Deus em primeiro lugar, dando prioridade àquilo que é eterno.

    Na terra, ou no céu, onde está o teu tesouro? Sentença de transição Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores em três dimensões de nossas vidas:

    Terceira dimensão: Jesus nos ensina a buscar os verdadeiros valores na dimensão da nossa submissão (v.24)

    O problema é a tentativa de agradar a dois senhores, isto é, a Deus e a Mamom, ou as riquezas. A exortação é clara e objetiva: ninguém pode servir a dois senhores, pois só poderá agradar a um. O princípio que Jesus ensina é que temos de decidir a quem vamos nos submeter, para servir a esse senhor com integridade. Assim, na busca pelo fundamental, temos que nos precaver contra tudo o que é supérfluo e sem valor! Jesus deixou claro alguns princípios sobre a vida financeira. Embora muitas pessoas pensem que não se deve falar em dinheiro na igreja, esse é um assunto bastante prático. Elas entendem que devemos falar apenas sobre coisas espirituais, porque o dinheiro é um assunto muito terreno. Você também pensa assim? Quando lemos os evangelhos vemos que tal concepção pode ser questionada. Aqui no sermão do monte (Mateus 5 a 7), que é manifesto, que são os estatutos do reino dos céus, a plataforma do governo de Cristo neste mundo, esse assunto é tratado e ensinado pelo próprio Senhor, o Rei. Neste precioso sermão encontramos Jesus falando sobre finanças e mostrando onde devemos investir o nosso dinheiro.

    Compilado por Carlos Pires em 05/07/2016.