• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Estudo dos 500 Anos da Reforma Protestante - Solus Christus

    08/10/2017 por

    Solus Christus – Somente Cristo – Parte 1

    31 de Outubro de 1517 é uma data importante para os cristãos protestantes/evangélicos de todo o mundo. Neste ano de 2017 comemora-se o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. Quando o monge católico Martinho Lutero, filiado à ordem de Santo Agostinho, fixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo, em Wittemberg, ele estava conclamando o povo e os eruditos para que repensassem o modo como interpretavam e viviam o Cristianismo. Em uma época que o povo comum era privado da leitura das Escrituras e o papa liderava a cristandade com mãos de ferro, Lutero foi uma voz levantada por Deus para dar início a uma completa revolução espiritual na Alemanha. Lutero combateu os vários desvios doutrinários de sua época praticados pela Igreja Católica Romana, condenou veementemente a venda de indulgências, traduziu a Bíblia para o alemão e a colocou nas mãos do povo comum. Enfim, inflamou o coração de seus irmãos à uma busca sincera por Deus e o Cristianismo autêntico. Toda esta coragem levou Lutero a sofrer excomunhão por meio de uma bula editada pelo papa. Martinho Lutero em reação à Igreja Católica queimou a bula papal em praça pública, rompendo de vez o elo com a Igreja Católica Romana.

    Finalmente, nos dizeres de Calvino, “Post Tenebrax, Lux” (depois das trevas, luz), após anos de anos de escuridão e sombras, a luz do Evangelho voltava a brilhar para o mundo. A Reforma, em muito pouco tempo, se espalhou para a Suíça através da intelectualidade e coragem de João Calvino e Zwínglio, para a Escócia através da piedade e extremo vigor de John Knox e para muitos outros países através de homens que levaram adiante a “redescoberta” do Cristianismo bíblico ao mundo.

    Cinco solas

    As 95 Teses de Martinho Lutero desencadearam a Reforma Protestante na Europa. Ele e outros reformadores criaram cinco " solas " que eles definiram como essenciais à crença e prática cristãs: sola Scriptura ( somente as Escrituras ), sola fida ( somente por fé ), sola gratia ( somente pela graça ), solus Christus ( somente por Cristo ) e soli Deo gloria ( somente para glória de Deus ).

    Os reformadores reiteraram o que Paulo escreveu 15 séculos antes: - Sola Scriptura. " Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro [ ... ] E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações " ( 2 Timóteo 3:16-17 ).

    - Sola fida, sola gratia, solus Christus e soli Deu gloria. As Sagradas Escrituras " ...podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus " ( v.15 ).

    Somos justificados ( salvos perante Deus ) pela graça ( favor imerecido ) através da fé, sem necesidade de boas obras ( Efésios 2:8-9 ); pois Cristo é o único mediador entre Deus e o homem ( 1 Timóteo 2:5 ). Tudo isso somente para a glória de Deus. Não somente neste dia 31 de outubro de 2017, mas sim, em toda nossa vida cristã, reafirmemos como discípulos de Cristo, estas solas da fé cristã e reflitamos sobre o que significam para nós ( v.14 ).

    Textos para meditação: Rm 8.31-39 – Cristo intercede por nós 1Tm 2.1-7 – O único Mediador Hb 7.20-28 – Cristo, sacerdote perfeito Mt 7.7-12 – Cristo, o Mestre Gl 6.1-5 – Levando as cargas Jo 15.1-27 – A videira e os ramos Cl 1.13-23 – A preeminência de Cristo

    Compilado por Carlos Pires, em 11/07/2017.