• Quem Somos
  • Atividades
  • Parceiros
  • Eventos & Notícias
  • Contato
  • Vestimentas de Saulo/Paulo

    24/04/2006 por Marcia

    Valores Humanitários: Raízes Bíblicas

    Atrações Inclusivas

    Tema: Paulo (Saulo) de Tarso e os Valores Humanitários

    INTRODUÇÃO O poder transformador da Palavra de Deus é narrado por meio de inúmeros testemunhos ao longo da história. O recorte feito nesta área da exposição contemplou reconstituir o vestuário típico da época em que viveu e foi transformado o personagem Paulo, também conhecido como Saulo. Ao transportar o visitante - deficiente visual ou não - através do contato sensorial, para o tempo em que se deu sua transformação, se pretende destacar em Saulo/Paulo a assimilação de um valor humano fundamental: No contato com o Evangelho de Jesus Cristo, o que ocorreu com Saulo/Paulo não foi uma troca de lado, onde o antes perseguidor de cristãos passasse a ser agora perseguidor de fariseus. No lugar do perseguidor, nasce um homem capaz de tolerar a diferença. Ele se faz igual a todos para impactar seu próprio povo e, se possível, todas as nações do mundo.

    PEQUENA BIOGRAFIA DE PAULO (SAULO) DE TARSO (CF. DICIONÁRIO DA BÍBLIA DE ALMEIDA) Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5) e fariseu (Atos 23.6), era cidadão romano por ter nascido em Tarso. Foi educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel (Atos 22.3; 26.4-5). De perseguidor dos cristãos (Atos 8.3), passou a ser pregador do evangelho, a partir de sua conversão (Atos 9). De Damasco foi à Arábia (Gálatas 1.17). Voltando para Damasco, teve de fugir (Atos 9.23-25). Em Jerusalém os cristãos tinham receio dele (Atos 9.26-28), mas Barnabé o levou aos apóstolos. Foi enviado a Tarso (Atos 9.30), e dali Barnabé o levou a Antioquia da Síria (Atos 11.19-30). Com vários companheiros, Paulo realizou três viagens missionárias (Atos 13-20). Em Jerusalém enfrentou a fúria dos opositores, indo parar em Cesaréia (Atos 21.17-23.35), onde compareceu perante Félix, Festo e Herodes Agripa II (Atos 24-26). Tendo apelado para o Imperador, viajou para Roma, onde permaneceu preso durante 2 anos (Atos 27-28). Ali escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon. Além disso escreveu mais nove cartas. Diz a tradição que foi libertado e realizou trabalhos missionários por mais três anos. Foi preso novamente e executado em Roma, provavelmente em 67 d.C., no tempo de Nero.

    TEXTOS RELACIONADOS A PAULO (SAULO) DE TARSO, EXTRAÍDOS DA BÍBLIA (NTLH):

    Filipenses 3.5-14 ¢ 5 Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu. ¢ 6 E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada. ¢ 7 No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. ¢ 8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo ¢ 9 e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. ¢ 10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, ¢ 11 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. ¢ 12 Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. ¢ 13 É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. ¢ 14 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

    Colossensses 1.23 ¢ Mas é preciso que vocês continuem fiéis, firmados sobre um alicerce seguro, sem se afastar da esperança que receberam quando ouviram a boa notícia do evangelho. Foi desse evangelho que eu, Paulo, me tornei servo, e é esse evangelho que tem sido anunciado no mundo inteiro.

    VESTIMENTA TÍPICA 1 ¢ O Boneco Desenvolvido com o objetivo de promover interação com o visitante, seu tronco tem tamanho natural, produzido em espuma e é revestido de tecido. Os braços e as mãos foram confeccionados em arame com revestimento em espuma e forrados em tecido com acabamento em látex. ¢ Túnica (chalouk) Material: linho puro Cor: branca Detalhe: Com mangas três-quartos, vai até o calcanhar. ¢ Capa (Manto) Feita de pano com lã pura, é forrada de linho puro, com listas azuis sobre o branco. A capa é mais curta do que a túnica (abaixo do joelho) e as mangas são largas. ¢ Cinto Tecido enrolado na cintura, com aproximadamente três voltas. Material: linho puro. ¢ Kipá Em hebraico, significa cúpula ou abóbada, ou yarmulke (de Ira Malka - Temor a Deus) em ídiche. Em português também é conhecido como solidéu. Trata-se de um pequeno chapéu, em forma de circunferência, utilizado somente pelos homens no Judaísmo, como símbolo da religião e de "Temor a Deus". ¢ Talit É um xale quadrado usado pelos israelitas durante as suas orações. As franjas do talit, chamadas de tsit-tsit, têm nó nas suas pontas e representam os 613 preceitos (mitsvot) que os judeus enumeram nos conco livros de Moisés, a Tora. A bandeira de Israel é baseada em um talit, com uma estrela de Davi ao centro. ¢ Filactério São duas caixinhas confeccionadas em imitação de couro, uma fixada no suporte da cabeça e outra no braço do boneco. Dentro delas encontram-se pequenos pergaminhos em braile e em tinta feitos de couro, contendo os seguintes textos bíblicos: Deuteronômio 6.4-5 e 6.6-7.

    VESTIMENTA TÍPICA 2

    ¢ Boneco - Desenvolvido com o objetivo de promover interação com o visitante, seu tronco tem tamanho natural, produzido em espuma e é revestido de tecido. Os braços e as mãos foram confeccionados em arame com revestimento em espuma e forrados em tecido com acabamento em látex. Nas unhas, coloração um pouco mais escura demonstrando que o personagem, segundo alguns textos, era construtor de tendas e, por isso, possuía as mãos mais desgastadas. ¢ Túnica (chalouk) Material: linho de qualidade inferior Cor: do cru ao ocre Detalhe: Com mangas compridas, vai até o calcanhar ¢ Capa Confeccionada com imitação de pele de camelo na cor bege com variação, é forrada com imitação de couro cru. Os viajantes usavam com freqüência um tipo especial de capa, feita de pêlo de camelo ou cabra, muito espessa e impermeável. As melhores eram feitas em Anatólia e na Cilícia. Paulo usava uma em suas viagens, e foi uma destas capas que ele pediu ao seu caro discípulo Timóteo que lhe enviasse quando esteve prisioneiro em Roma (2Timóteo 4.13). ¢ Cinto Tecido enrolado na cintura, com aproximadamente três voltas. Material: linho mais grosseiro. Cor: do cru ao ocre ¢ Kipá Em hebraico, significa cúpula ou abóbada, ou yarmulke (de Ira Malka - Temor a Deus) em ídiche. Em português também é conhecido como solidéu. Trata-se de um pequeno chapéu, em forma de circunferência, utilizado somente pelos homens no Judaísmo, como símbolo da religião e de "Temor a Deus". ¢ Talit É um xale quadrado usado pelos israelitas durante as suas orações. As franjas do talit, chamadas de tsit-tsit, têm nó nas suas pontas e representam os 613 preceitos (mitsvot) que os judeus enumeram nos conco livros de Moisés, a Tora. A bandeira de Israel é baseada em um talit, com uma estrela de Davi ao centro. ¢ Filactério São duas caixinhas confeccionadas em imitação de couro, uma fixada no suporte da cabeça e outra no braço do boneco. Dentro delas encontram-se pequenos pergaminhos em braile e em tinta feitos de couro, contendo os seguintes textos bíblicos: Deuteronômio 6.4-5 e 6.6-7.

    III - RAÍZES DE VALORES HUMANITÁRIOS NOS ESCRITOS DE PAULO (SAULO) DE TARSO: ¢ Valorização da convivência tolerante e respeitosa em contexto pluricultural, racial e religioso: 1 Coríntios 9.19-23, Romanos 14.21, Romanos 10.12, Gálatas 3.28, Colossenses 3.9-11 ¢ Valorização da mulher: Efésios 5.25, 28; Colossenses 3.19 ¢ Valorização do jovem: 1 Timóteo 4.12 ¢ Valorização do trabalhador: 1 Timóteo 5.18 ¢ Valorização das Escrituras como fonte pedagógica e de valores: ¢ 2 Timóteo 3.16-17 ¢ Valorização do líder como exemplo a ser seguido pela comunidade: 1Timóteo 3.1-13 e 1 Timóteo 4.13 ¢ Valorização da liberdade (em detrimento da escravidão): Filemon 10, 12-17 ¢ Valorização do amor: 1 Coríntios 13

    FONTES CONSULTADAS: ¢ GRAVES, Sue. O que é a Bíblia?: Uma introdução ao livro da fé cristã. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. ¢ GUIMARÃES, Ruth. Conquistas Humanas. s.l. Donato Editora, 1957. vol 3. ¢ Davis, John - Dicionário da Bíblia - John Davis. 22.ed., São Paulo. Hagnos, 2002. ¢ Winkipedia - Site http://pt.wikipedia.org , acessado em 01/02/2006. ¢ Nova Enciclopédia Barsa - 2001, em CD. ¢ Bíblia Online, versão 3.0. Sociedade Bíblica do Brasil. ¢ Entrevista com o Rabino Yehuda Busquila na Congregação Israelita Paulista - São Paulo - SP.